Jogos » Escolha & Acaso

COMPRAR

É um jogo de cunho social, filosófico e histórico desenvolvido para auxiliar os professores de forma lúdica e envolvente na abordagem de temas atuais do cotidiano que envolve discussões sobre justiça, democracia e sociedade. Serve como disparador para diversas reflexões, pois é um jogo versátil que possibilita várias abordagens amoldando-se a necessidade do professor. Apresenta linguagem e design atrativos para o público de 10 a 18 anos, despertando seu interesse e envolvimento. Dentre os temas abordados estão às questões de renda, etnia, gênero, desigualdades arbitrárias, gravidez na adolescência, drogas, corrupção, estudos, escolha da carreira, dentre outros, que percorrem do início da vida à melhor idade. Durante o jogo, há momentos que permitem escolhas e outros pré-determinados pelo acaso, que se aproximam da realidade do público e permitem que o jogador se coloque no lugar de outra personagem com condições diferentes ou similares a sua, possibilitando o desenvolvimento da empatia e do respeito recíproco.

Em nossas pesquisas identificamos que determinados assuntos são de difícil compreensão e assimilação para a maioria dos jovens, com isso buscamos elaborar um método de ensino que pode ser utilizado em conjunto com qualquer outro, trazendo grandes benefícios à aprendizagem, que se torna algo agradável, fácil e divertido.

Nossa meta é ajudar a melhorar a forma de ensino e diminuir a dificuldade de desenvolvimento de determinados temas em sala de aula. Os jovens geralmente possuem dificuldade em compreender a importância de discutir e analisar temas como Política, Cidadania e Justiça, sendo assim desenvolvemos um jogo de tabuleiro, pelo qual os alunos podem vivenciar situações e dilemas que geralmente não fazem parte de seu cotidiano, exercitando a cidadania, o sentimento de coletividade, ética além da empatia e da alteridade.

O jogo é instigante e envolvente, o que atrai a atenção dos jovens.




Um pouco mais sobre o jogo:

O jogo foi inspirado em outros jogos clássicos de tabuleiro, com a diferença que os jogadores iniciam o jogo em situações desiguais em relação à classe social, gênero, etnia e características individuais.

Traz uma temática política que busca aproximar-se de um contexto real, visando a proporcionar uma reflexão a respeito da democracia ao demonstrar as consequências das escolhas durante a vida. Além disso, incentiva questionamentos e debates a fim de despertar o interesse das crianças e adolescentes no exercício da cidadania.

O jogo possui escolhas que podem ser feitas pelo jogador e que irão influenciar em sua "vida" dentro do jogo. Possui, também, o acaso, o qual decorre de mero revés da vida dentro do jogo, moldando o rumo da "vida" do jogador.

Estas características buscam demonstrar da forma mais realista possível a influência de determinadas atitudes de uma pessoa em uma sociedade e em sua vida particular.

O tabuleiro pode ser adaptado para diversas situações de aprendizagem e formatos de ensino, entre em contato conosco e auxiliaremos em suas dúvidas.